Caminhando para o saber ...

Caminhar para o saber talvez seja um dos mais difíceis percursos a serem percorridos.
Gosto de pensar assim como Madalena Freire que ensinar e aprender são movidos pelo desejo e pela paixão .
A cada dia sinto mais vontade em aprender e desejo cada vez mais ensinar, neste longo percurso que ainda me compete vou caminhando em busca do saber !

terça-feira, 29 de maio de 2012






pedagogia hospitalar busca oferecer assessoria, atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente como para o familiar que, muitas vezes, apresentam problemas de ordem psicoafetiva que podem prejudicar na adaptação no espaço hospitalar. Ela acontece quando crianças ou jovens ficam internados por um longo período perdendo aulas. O pedagogo prepara o conteúdo e, dentro do próprio hospital, realiza as atividades propostas de forma adequada a cada paciente, para que o fato de estarem hospitalizadas não seja ainda mais doloroso e acabe prejudicando tanto sua saúde quanto seus estudos.
A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital.
Hoje é Terça-feira dia de sol
Sai do casco tartaruga, sai da casa caracol
Viva a terça-feira, viva a semana inteira :D

Boa tarde bloggeiros.
A melhor parte de ser pedagogo é saber que, existe em nós uma criança que não morre jamais !

terça-feira, 15 de maio de 2012

"Quando se doa conteúdos do ensino, antecipando-os, se inibe no outro toda possibilidade que teria de construí-los, também por si mesmo, é preciso deixar que o outro pense". 


Madalena Freire.



O sentido dramático do ensinar e do aprender – Madalena Freire



  • É da falta que nasce o desejo, somos movidos pelo desejo de crescer, de aprender e nós educadores, também de ensinar;
  •  educador deve saber de fato ver, escutar e falar: ver é observar, olhar o outro e a si próprio, buscar o significado do desejo, ler desejos,  buscar sintonia com o outro. Escutar envolve receber o ponto de vista do outro. Falar é buscar comunicação com o outro, é comunicar um desejo;
  • O educador deve buscar cotidianamente reavivar a chama do desejo: seu e de seus alunos;
  • Desejar que tudo está bem, equilibrado, sem conflitos, sem diferenças, é um “desejo de morte”;
  • Paixão alegre, desejos de vida dão muito trablaho porque são gestados no conflito, nas diferenças, no heterogêneo, no desequilíbrio, no choque do velho e do novo, na mudança, no caos;
  • Estar vivo é estar em conflito permanentemente;
  • Estar vivo é assumir a educação do sonho cotidiano.