Ser professor é...
Construir castelos.
Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
Mas castelos fortes, com bases firmes.
Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
Às guerras e aos conflitos.
É ser capaz de enxergar longe.
Ver além do que se possa imaginar.
É sentir e esperar sempre...
Que tudo embora não seja perfeito.
Transforma-se em coisas belas,
Significantes e edificantes.
Ser professor é acalentar sonhos.
Realizar desejos, mostrar caminhos.
Partilhar alegrias...
Conviver com as tristezas.
Transformar planos em realidade.
É ver nas entrelinhas.
Buscar o que está lá no fundo guardado...
Trancado, acanhado e transformá-lo...
Em grandes conquistas e realizações.
O professor semeia e constrói um mundo...
De magia, beleza, sonhos e conhecimento.
Caminhando para o saber ...
Caminhar para o saber talvez seja um dos mais difíceis percursos a serem percorridos.
Gosto de pensar assim como Madalena Freire que ensinar e aprender são movidos pelo desejo e pela paixão .
A cada dia sinto mais vontade em aprender e desejo cada vez mais ensinar, neste longo percurso que ainda me compete vou caminhando em busca do saber !
segunda-feira, 11 de junho de 2012
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.
As avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimadores, isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar.
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-qualidade-educacao-brasileira.htm
terça-feira, 29 de maio de 2012
A pedagogia hospitalar busca oferecer assessoria, atendimento emocional e humanístico tanto para o paciente como para o familiar que, muitas vezes, apresentam problemas de ordem psicoafetiva que podem prejudicar na adaptação no espaço hospitalar. Ela acontece quando crianças ou jovens ficam internados por um longo período perdendo aulas. O pedagogo prepara o conteúdo e, dentro do próprio hospital, realiza as atividades propostas de forma adequada a cada paciente, para que o fato de estarem hospitalizadas não seja ainda mais doloroso e acabe prejudicando tanto sua saúde quanto seus estudos.
A prática do pedagogo se dá através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas, a continuação dos estudos no hospital.
terça-feira, 15 de maio de 2012
O sentido dramático do ensinar e do aprender – Madalena Freire
- É da falta que nasce o desejo, somos movidos pelo desejo de crescer, de aprender e nós educadores, também de ensinar;
- educador deve saber de fato ver, escutar e falar: ver é observar, olhar o outro e a si próprio, buscar o significado do desejo, ler desejos, buscar sintonia com o outro. Escutar envolve receber o ponto de vista do outro. Falar é buscar comunicação com o outro, é comunicar um desejo;
- O educador deve buscar cotidianamente reavivar a chama do desejo: seu e de seus alunos;
- Desejar que tudo está bem, equilibrado, sem conflitos, sem diferenças, é um “desejo de morte”;
- Paixão alegre, desejos de vida dão muito trablaho porque são gestados no conflito, nas diferenças, no heterogêneo, no desequilíbrio, no choque do velho e do novo, na mudança, no caos;
- Estar vivo é estar em conflito permanentemente;
- Estar vivo é assumir a educação do sonho cotidiano.
Assinar:
Postagens (Atom)

