- É da falta que nasce o desejo, somos movidos pelo desejo de crescer, de aprender e nós educadores, também de ensinar;
- educador deve saber de fato ver, escutar e falar: ver é observar, olhar o outro e a si próprio, buscar o significado do desejo, ler desejos, buscar sintonia com o outro. Escutar envolve receber o ponto de vista do outro. Falar é buscar comunicação com o outro, é comunicar um desejo;
- O educador deve buscar cotidianamente reavivar a chama do desejo: seu e de seus alunos;
- Desejar que tudo está bem, equilibrado, sem conflitos, sem diferenças, é um “desejo de morte”;
- Paixão alegre, desejos de vida dão muito trablaho porque são gestados no conflito, nas diferenças, no heterogêneo, no desequilíbrio, no choque do velho e do novo, na mudança, no caos;
- Estar vivo é estar em conflito permanentemente;
- Estar vivo é assumir a educação do sonho cotidiano.
Caminhando para o saber ...
Caminhar para o saber talvez seja um dos mais difíceis percursos a serem percorridos.
Gosto de pensar assim como Madalena Freire que ensinar e aprender são movidos pelo desejo e pela paixão .
A cada dia sinto mais vontade em aprender e desejo cada vez mais ensinar, neste longo percurso que ainda me compete vou caminhando em busca do saber !
terça-feira, 15 de maio de 2012
O sentido dramático do ensinar e do aprender – Madalena Freire
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário