Caminhando para o saber ...

Caminhar para o saber talvez seja um dos mais difíceis percursos a serem percorridos.
Gosto de pensar assim como Madalena Freire que ensinar e aprender são movidos pelo desejo e pela paixão .
A cada dia sinto mais vontade em aprender e desejo cada vez mais ensinar, neste longo percurso que ainda me compete vou caminhando em busca do saber !

terça-feira, 15 de maio de 2012

O sentido dramático do ensinar e do aprender – Madalena Freire



  • É da falta que nasce o desejo, somos movidos pelo desejo de crescer, de aprender e nós educadores, também de ensinar;
  •  educador deve saber de fato ver, escutar e falar: ver é observar, olhar o outro e a si próprio, buscar o significado do desejo, ler desejos,  buscar sintonia com o outro. Escutar envolve receber o ponto de vista do outro. Falar é buscar comunicação com o outro, é comunicar um desejo;
  • O educador deve buscar cotidianamente reavivar a chama do desejo: seu e de seus alunos;
  • Desejar que tudo está bem, equilibrado, sem conflitos, sem diferenças, é um “desejo de morte”;
  • Paixão alegre, desejos de vida dão muito trablaho porque são gestados no conflito, nas diferenças, no heterogêneo, no desequilíbrio, no choque do velho e do novo, na mudança, no caos;
  • Estar vivo é estar em conflito permanentemente;
  • Estar vivo é assumir a educação do sonho cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário